27 de março de 2015

O quê é cronograma capilar e Desafio do óleo de rícino | #PROJETORAPUNZEL

   Olá pessoaaaas! Tudo bem? Hoje eu vim conversar com vocês sobre o meu #PROJETORAPUNZEL, que consiste no cronograma capilar e o famoso desafio do óleo de rícino. Bom.. essa história começa quando eu percebo que meu cabelo estava um pouco danificado nas pontas, porém eu não queria (e nem quero) cortar ele. Foi ai que pesquisando na internet e também em alguns grupos no facebook, eu conheci o óleo de rícino. Creio que aqui algumas de vocês já devem ter ouvido falar e outras não, mas pra quem não sabe eu vou explicar. O óleo de rícino ou óleo de mamona é também conhecido por sua utilização como laxante, purgativo e para cuidados com a pele (frieiras, hidratar cutículas, acne e queimaduras de sol, furúnculos, pele inflamada, manchascura fissuras nos tornozelos e pés), mas as pessoas também utilizam ele para o crescimento do cabelo. O tratamento do couro cabeludo com o óleo ajuda a evitar o ressecamento do cabelo e dentro de alguns meses, o crescimento do cabelo é um resultado bem aparente. 
   Eu utilizei alguns vezes, comprei na farmácia e custou R$2,40. O modo de utilização é muito relativo, algumas pessoas usam na hidratação, na umectação e por ai vai. Eu usei pelo jeito mais famoso, passei no couro cabeludo e ativei a circulação com os dedos, passei também nas pontinhas (onde estava bastante danificado), esperei 2 horas e lavei com sabão de coco inicialmente (pois é um sabão quase neutro e que limpa bastante, já que o óleo é bem difícil de ser removido), depois passei um shampoo normal, a carga de queratina da KeraMax e depois o condicionador. Genteeeeeeeeeeeee, o resultado foi mara! Ficou muito macio :o incrível! As pontas ressuscitaram hahaha, ficaram muito melhores. O certo é usar pelo menos 2 vezes na semana por 3 meses, depois dar uma pausa de 1 mês. O crescimento foi bom, porém leve, nos próximos posts falo mais sobre ele.
   Esse óleo se encaixa na tabela de nutrição do CC (Cronograma Capilar) e assim como o óleo de rícino creio que aqui algumas de vocês já devem ter ouvido falar sobre ele e outras não, por isso explicarei. O cronograma capilar é uma espécie de agenda de cuidados do seu cabelo, onde você vai planejar sua rotina de tratamento, que inclui hidratação, nutrição e reconstrução, para que o cabelo cresça saudável, hidratado, nutrido e reconstruído

Imagem retirada do Google.


   Se seu cabelo estiver fraco, a indicação é hidratação, nutrição e reconstrução. Se faltar maleabilidade, aumente o número de nutrições. Mas se estiver seco, aumente a hidratação. Porém nada impede que você faça um mix de tudo, deixando seu cabelo blindado contra danos.
  São encluídas na fase de hidratação, as substâncias como glicerina, Bepantol, aloe vera, vitaminas, jaborandi, cacau em pó e muuuitas outras, essas só são algumas. Na fase de nutrição é incluso diversos tipos de óleos e manteigas, como o óleo de rícino, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo e manteiga de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de argan, óleo de cenoura e outros. Já as sustâncias reconstrutoras devem ser usadas com moderação, já que são mais fortes, como é o caso da queratina, que deve ser usada no cabelo UMA vez no mês e no máximo de 15 em 15 dias. Nos cabelos virgens a reconstrução não é necessária, mas se quiser fazer, opte por uma reconstrução mais leve e com mais tempo intercalando-as 

Imagem retirada do Google

   Os produtos também são uma grande dúvida para todas, por onde começar? o quê comprar? É muito caro? Existem produtos para todos os tipos de condições financeiras, eu opto pelos mais baratos e invento uns improvisos na hora. Vou colocando um pouquinho daquele óleo ali, outro daquela manteiga ali e por ai vai. Mas se tiver dúvida, faça como eu! Ou der uma olhadinha nos produtos abaixo :) vai que você encontra o seu par perfeito haha.
    Para saber se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução, basta dar uma olhada nos ingredientes ou fórmula.

Imagem retirada do Google. Créditos na imagem  


  •  Hidratar significa repor a água dos fios.

Imagem retirada do Google. Créditos na imagem.
  • Nutrição é uma reporção lipídica, ou seja, uma reporção de óleos e manteigas.

Imagem retirada do Google. Créditos na imagem.
  •  Reconstrução é uma reposição da massa perdida.

Meu Cronograma Capilar:



   Então é isso amores, qualquer dúvida deixe nos comentários, um grande beijo e até a próxima ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário